10 livros sobre Jornalismo para download


Publicidade:

Aprenda mais sobre Jornalismo. Baixe dez livros sobre essa profissão a partir dos links em azul no decorrer desse post

Aprenda mais sobre Jornalismo. Baixe dez livros sobre essa profissão a partir dos links em azul no decorrer desse post

Há centenas de livros sobre Jornalismo para download na Web e, por isso, resolvi fazer uma coletânea de dez deles e disponibilizar seus links aqui no blog Jornalismo Freelance. Todos esses e-books estão em arquivo PDF e basta clicar nos links em azul para baixá-los. Confira:

Livro 1 – Desenvolvimento de uma fonte tipográfica para composição de textos de jornais

Desenvolvimento de uma fonte tipográfica para composição de textos de jornais

Este e-book denominado Desenvolvimento de uma fonte tipográfica para composição de textos de jornais  é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso produzido por Fernando de Moraes Caro  sob orientação do professor Luís Cláudio Portugal do Nascimento para o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, em 2007. Caro aborda questões como o histórico de fontes de jornais, fontes de texto e fontes de título, diagramação de jornais, tecnologia de impressão de jornais, levantamento de fontes usadas em jornais, fontes de jornais do Brasil, metodologia de criação de fontes e programas de geração de fontes, dentre outros aspectos. Dentre os dez e-books postados aqui, este é o mais demorado para baixar, mas vale à pena esperar.

Livro 2 – Jornalismo digital de terceira geração

Jornalismo digital de terceira geração

De autoria da jornalista e acadêmica da Universidade Federal da Bahia, Suzana Barbosa, o livro Jornalismo digital de terceira geração traz informações apresentadas durante o evento “Jornadas Jornalismo On-line.2005: Aspectos e Tendências” ocorrido entre os dias 25 e 26 de novembro do citado ano, na Universidade da Beira Interior situada na cidade de Covilhã, em Portugal. O e-book traz artigos formatados em três segmentos, “O formato da notícia, a linguagem e os gêneros”, “Blogs, fotografia, o jornalista e o jornalismo cidadão” e “Jornalismo digital em base de dados”. Os artigos estão escritos em português, espanhol e inglês.

Livro 3 – Assessoria de comunicação: manual de imprensa 2007

Manual de assessoria de comunicação

Esse Manual de assessoria foi elaborado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e aborda questões como o conceito de assessoria de comunicação, o perfil profissional do assessor de comunicação e a história do segmento no Brasil e no Mundo. O e-book também informa sobre a legislação e o código de ética do jornalista, e apresenta um modelo de contrato de prestação de serviços na área.

Livro 4 – Teoria e crítica do discurso noticioso: notas sobre Jornalismo e representações sociais

Teoria e crítica do discurso noticioso: notas sobre Jornalismo e representações sociais

O e-book Teoria e crítica do discurso noticioso aborda a relação entre o Jornalismo e a construção social da realidade. Possui cinco capítulos nos quais é feita uma reflexão teórica a respeito do que é Jornalismo, uma explanação sobre a abordagem sociocognitiva e os processos de representação midiática, são apresentados conceitos e teorias sobre identidade e alteridade, é realizado um estudo de caso sobre o arrastão da praia de Carcavelos, em Portugal e, por fim, é feito um apelo por um modelo integrado da construção social da realidade.

Livro 5 – Tendências e prospectivas: os “novos” jornais

Tendências e prospectivas: os "novos" jornais

A obra Tendências e prospectivas: os “novos” jornais, de autoria de Gustavo Cardoso, Jorge Vieira e Sandro Mendonça, tem cinco objetivos: mostrar um panorama conceitual e estratégico dos meios de comunicação, localizar tendências emergentes para futuros jornais, apontar campos críticos de mudanças em jornais portugueses, mapear possíveis modelos de negócios futuros na área, propor sugestões de crescimento para a imprensa escrita. Este livro traz informações como 10 ideias para novos jornais, linhas gerais sobre anunciantes, editores e consumidores, dentre outros aspectos.

Livro 6 – Redefinindo os gêneros jornalísticos: proposta de novos critérios de classificação

Redefinindo os gêneros jornalísticos: proposta de novos critérios de classificação

De autoria de Lia Seixas, o e-book Redefinindo os gêneros jornalísticos traz hipóteses de aperfeiçoamento das definições de classificação de matérias em Jornalismo. Dentre os capítulos desse livro estão “A noção de gênero”, que contextualiza historicamente o conceito de gênero, “Quadro teórico”, que mostra uma análise do discurso da comunicação e “Critérios de definição e gênero jornalístico”, que aborda implicações, finalidades, e elementos da lógica enunciativa.

Livro 7 – Manual de teoria da comunicação

Manual de teoria da comunicação

Escrito por J.Paulo Serra, o Manual de teoria da comunicação apresenta o estatuto epistemológico das ciências da comunicação, a Teoria da Comunicação no campo das ciências da comunicação, a comunicação como problema, a caracterização genérica do fenômeno comunicacional, a Teoria Matemática da Comunicação, a concepção cibernética da comunicação, a comunicação interpessoal, a comunicação de massa e os mass media, e a comunicação mediada pela internet, dentre outros assuntos.

Livro 8 – Desafios do Jornalismo

Desafios do Jornalismo

Esse e-book intitulado Desafios do Jornalismo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com profissionais dos meios de comunicação de Portugal. São 72 respostas disponibilizadas em forma de gráficos. Saiba o que pensam os jornalistas quando confrontados com perguntas como: “Como vê a evolução do papel do jornalista enquanto profissional?”, “O acesso à profissão deve exigir formação acadêmica específica em Jornalismo?”, e “Na sua opinião, para o Jornalismo contemporâneo, que área/modelo de formação jornalística será mais eficaz para o desempenho da profissão?”.

Livro 9 – Cartilha de recomendações de SEO para jornalistas online

Cartilha de recomendações de SEO para jornalistas online

Esta Cartilha de recomendações de SEO para jornalistas online foi escrita pela jornalista Barbara Zamberlan e aborda as boas práticas de Jornalismo na internet, em função de sites buscadores como o Google. O e-book aborda o funcionamento de motores de busca, as ferramentas e técnicas de otimização de sites, e o uso de imagens, dentre outros fatores importes para posicionamento de um site ou blog entre os primeiros colocados em buscadores.

Livro 10 – A cabeça do jornalista: opiniões e valores políticos dos jornalistas no Brasil

A cabeça do jornalista: opiniões e valores políticos dos jornalistas no Brasil

O livro A cabeça do jornalista: opiniões e valores políticos dos jornalistas no Brasil de autoria de Daniel Marcelino, Lucio Rennó, Ricardo Mendes e Wladimir Gramacho, traz os resultados de uma pesquisa feita por meio de um questionário estruturado para aplicação por meio do telefone. Foram entrevistados 212 jornalistas das cinco regiões do Brasil, baseados em 70 diferentes empresas. Dentre os profissionais entrevistados, 147 são de veículos impressos, 22 da TV, 21 do rádio, 14 da internet e 8 de revistas. Os jornalistas respondem questões como, simpatia por partidos políticos, satisfação com a democracia, avaliação do trabalho do ex-presidente Lula, e avaliação da cobertura feita pela imprensa durante o mandato do ex-presidente Lula, dentre outros assuntos.

Esses são dez livros que podem ajudar você a ampliar sua consciência sobre o Jornalismo. Fique de olho, pois em breve publicarei mais links para downloads de livros de comunicação aqui no blog Jornalismo Freelance.

Anúncios

Sobre Naldo
Jornalista e escritor.

8 Responses to 10 livros sobre Jornalismo para download

  1. Inácio de Paula says:

    Excelente livros! #Jornalismo_UFAC_2014

  2. Helielza says:

    Valeu Naldo!
    Espero poder contar com mais contribuiçoes suas. EStou no inicio do curso e há uma necessidade enorme nesse aspecto. Muito obrigado tá!

  3. Bruna Xavier says:

    muito bom os livros recomendados…para nós acadêmicos é uma grande ajuda….obrigado….

  4. William says:

    Livro de Yves Mamou “A culpa é da imprensa!” – ensaio sobre a fabricação da informação.
    nos formatos doc (word 2003), dot (openoffice ou broffice) e pdf (adobe reader). E para quem
    se interessar pelo fac-simile baixar o formato pdf com aproximadamente 45mb.
    link da pasta – http://www.4shared.com/folder/VVhvflqM/YvesMamou_Aculpada.html

  5. Vanessa says:

    excelente para o meu desenvolvimento acadêmico, visto que estou iniciando em minha carreira profissional

  6. Obrigada!

    • Naldo says:

      🙂 De nada!

      • Otimas dicas. Vão para minha “estante” de new journalism. Para consulta-las qdo necessário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: