Três vídeos do YouTube sobre jornalismo freelance e jornalistas empreendedores


Estive vasculhando o YouTube à procura de vídeos sobre Jornalismo Freelance e jornalistas empreendedores e acabei encontrando três vídeos muito bons que agora compilo aqui neste post. Vale a pena assistir!

O YouTube possui alguns vídeos sobre jornalismo freelance e jornalistas empreendedores e, para encontrá-los, basta dar uma garimpada

O YouTube possui alguns vídeos sobre jornalismo freelance e jornalistas empreendedores e, para encontrá-los, basta dar uma garimpada

Vídeo 1

O primeiro deles é sobre a criação da Máquina da Notícia, atualmente uma das maiores assessorias de comunicação do Brasil. O Grupo máquina tem 16 anos de existência e possui uma extensa lista de clientes. Grandes clientes, diga-se de passagem. Ambev, Embratur e Xerox, são apenas alguns deles.

Ao longo de quase duas décadas o Grupo Máquina ganhou, na categoria “Melhor Agência de Comunicação”, seis prêmios da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e três prêmios Comunique-se.

A jornalista empreendedora e fundadora do Grupo Máquina, Maristela Mafei, é entrevistada por Pedro Mello e o vídeo – dividido em três partes – foi publicado pelo Canal do Empreendedor, no YouTube. Confira:

Grupo Máquina, parte 1:

Grupo Máquina, parte 2:

Grupo Máquina, parte 3:

Gostei muito da história da Maristela Mafei, tanto é que, posteriormente, eu mesmo acabei entrevistando ela via e-mail para o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em formato livro-reportagem que estou elaborando para entregar em julho de 2012 quando, se Deus quiser, me formo em Jornalismo pela UniSant’Anna.

Vídeo 2

Muito bem! Recomendo que você dê uma descansada antes de assistir a próxima sequência de vídeos, afinal de contas, foram quase 30 minutos de Grupo Máquina e Maristela Mafei. É preciso “digerir” tudo o que foi dito antes de passar para o próximo assunto. Que tal tomar um café e distrair-se por 15 minutos?

No vídeo seguinte, também dividido em três partes, o autor do livro “Manual do frila: o jornalista fora da redação”, Maurício Oliveira, que já trabalhou na Revista Veja e em outras grandes redações do Brasil trata, evidentemente, do Jornalismo Freelance. Oliveira é entrevistado por Vanderlei Ricken e o vídeo foi publicado no Canal JusticadotrabalhoSC, no YouTube:

Maurício Oliveira, parte 1:

Maurício Oliveira, parte 2:

Maurício Oliveira, parte 3:

Vídeo 3

O assunto do vídeo três é muito importante apesar desse vídeo ter apenas 45 segundos. Durante todo o período que um estudante de jornalismo passa na faculdade, ele é preparado para o mercado de trabalho com carteira assinada. Por isso, quem pretende empreender no futuro deve buscar aprender e desenvolver habilidades gerenciais.

É desse assunto que trata o vídeo publicado no Canal programacasulo, no YouTube, no qual Laís Lara entrevista a jornalista Ana Paula Ruschel, que já atuou como editora, repórter e apresentadora, em empresas como o SBT, RBS e TV Record:

É isso! E para finalizar peço que, se você encontrar mais vídeos que abordem as questões do Jornalismo Freelance e sobre jornalistas empreendedores, compartilhe conosco em nossa página de Jornalismo Freelance no Facebook.

Anúncios

Sobre Naldo
Jornalista e escritor.

2 Responses to Três vídeos do YouTube sobre jornalismo freelance e jornalistas empreendedores

  1. Lançamentos says:

    Adorei o assunto e os vídeos.

  2. Pingback: Entrevista: o Jornalismo freelance de Isabela Pimentel « Jornalismo Freelance

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: