Levantamento de dados sobre jornalismo e empreendedorismo realizado em três faculdades de São Paulo


Nos dias 13, 15 e 19, de setembro de 2011, realizei, respectivamente, na UniSant’Anna, na Fiam Faam e na ECA USP, um levantamento de dados a respeito do tema jornalismo e empreendedorismo. O assunto é parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que estou iniciando nesse semestre.

A ideia era observar o interesse dos alunos em empreender na área de comunicação e verificar a viabilidade de um livro-reportagem sobre o tema.

Prometi aos alunos que participaram da pesquisa que divulgaria os resultados e o faço aqui, no blog jornalismo freelance, no qual posto trabalhos acadêmicos e matérias pessoais há dois anos.

A amostra de conveniência não é uma amostragem probabilística. Ela é feita com elementos que estavam a disposição do pesquisador. Foto: Thiago Miqueias

A amostra de conveniência não é uma amostragem probabilística. Ela é feita com elementos que estavam a disposição do pesquisador. Foto: Thiago Miqueias

É importante dizer que essa não é uma pesquisa rigorosa tal como as que são realizadas por institutos de pesquisa como o IBOPE. As amostras desse levantamento de dados foram feitas por conveniência, isto é, com os grupos a que tive acesso dentro das condições de tempo, custo e outros recursos. Isso significa que as amostras podem não representar a opinião de todo o conjunto de alunos das faculdades em questão com a mesma qualidade que uma amostra realizada em pesquisas eleitorais por renomados institutos de pesquisa abrange todo um país. Execessão feita à UniSant’Anna, onde a pesquisa se estendeu a mais de 50% dos alunos.

É bom dizer que os recursos, o tempo e a quantidade de pessoas envolvidas numa pesquisa realizada por grandes institutos é infinitamente maior do que os que foram empregados no levantamento de dados que apresento a seguir.

Dados Gerais

UniSant’Anna

  • 27 participantes, sendo 11 homens e 16 mulheres;
  • 20 estavam cursando o 4º ano;
  • 5 estavam cursando o 3º ano;
  • 2 não responderam a alternativa que designava o ano do curso.

Fiam Faam

  •  168 participantes, sendo 60 homens e 108 mulheres;
  • 84 estavam cursando o 1º ano;
  • 83 estavam cursando o 2º ano;
  • 1 não respondeu a alternativa que designava o ano do curso.

ECA USP

  • 28 participantes, sendo 9 homens e 19 mulheres;
  • 12 estavam cursando o 1º ano;
  • 11 estavam cursando o 2º ano;
  • 5 estavam cursando o 3º ano.

Faixa Etária

Faixa etária dos estudantes da UniSant'Anna, Fiam Faam e ECA USP, que participaram da pesquisa

Faixa etária dos estudantes da UniSant'Anna, Fiam Faam e ECA USP, que participaram da pesquisa

Observação: um estudante da ECA USP não assinalou a idade no formulário.

Capacidade empreendedora

Questão 1: De acordo com o autor do livro Ofinina do Empreendedor, Fernando Dolabela, o empreendedor é aquele que tem uma visão do futuro e que trabalha para concretizá-la. Assim, em vez de perguntar diretamente se os alunos têm capacidade empreendedora, foi solicitado que eles dessem uma nota entre um (baixa capacidade) e cinco (alta capacidade) para as afirmações abaixo:

  1. Sei o que quero para o meu futuro. Tenho um sonho, uma visão do futuro;
  2. Tenho capacidade para colocar em prática esse sonho, essa visão do futuro.

Foram obtidas as seguintes respostas:

  • UniSant’Anna: média 4.1 para a afirmativa 1 e 3.9 para a afirmativa 2;
  • Fiam Faam: média 4.1 para ambas afirmativas;
  • ECA USP: média 3.2 para ambas afirmativas.

Os três gráficos a seguir representam os conjuntos de alunos das três faculdades. Quanto mais as linhas azuis e vermelhas estiverem perto das bordas, maior a capacidade. Quanto mais ao centro, menor a capacidade [segundo os próprios alunos]:

Capacidade empreendedora

Capacidade empreendedora

Observação: um aluno da Fiam Faam não assinalou alternativa

Referência em Produção de Jornalismo

Questão 2: para observar se os alunos veem possibilidades de empreender em jornalismo foi solicitado que eles respondessem se as referências que eles tinham da profissão eram apenas os meios tradicionais ou se eles enxergavam iniciativas empreendedoras.

Foram obtidas as seguintes respostas:

Referência em produção de jornalismo

Referência em produção de jornalismo

Interesse em Abrir Empresas de Comunicação no Futuro

Questão 3: Foi perguntado aos alunos se eles têm interesse em abrir empresas de comunicação no futuro.

Foram obtidas as seguintes respostas:

Interesse em abrir empresas de comunicação no futuro

Interesse em abrir empresas de comunicação no futuro

Na questão 2, os alunos da ECA USP apresentaram a maior porcentagem dentre as três faculdades para a alternativa sobre possibilidades em iniciativas empreendedoras. Agora, como explicar que, na questão três, eles apresentem também a maior porcentagem para a alternativa que diz respeito a não ter interesse em abrir empresas de comunicação no futuro?

Parece até uma contradição. No entanto, os alunos da ECA USP entrevistados são os mais jovens dentre as três faculdades, como pode ser observado nos gráficos de faixa etária. E ao que parece, atualmente, eles estão procurando pela segurança do trabalho assalariado. Muitos deles ainda não tem conhecimentos sobre como abrir e gerenciar uma empresa. Mas isso pode não ser uma situação definitiva. Isto é, o trabalho assalariado pode parecer a melhor solução para eles agora, mas não daqui há alguns anos, quando adquirirem mais experiência no meio. Porém, essa é só uma suposição. Talvez eles possam deixar alguns comentários com as conclusões deles sobre isso.

Os gráficos seguintes mostram os motivos pelos quais os alunos das três faculdades responderam não ter interesse em abrir empresas de comunicação no futuro:

Motivos pelos quais os alunos não gostariam de empreender na área de comunicação

Motivos pelos quais os alunos não gostariam de empreender na área de comunicação

Outras Causas

Os 7% da UniSant’Anna, os 38% da Fiam Faam e os 19% da ECA USP, representados em roxo nos gráficos acima, e que assinalaram outras causas, citaram seus outros motivos para não empreender. Vejamos:

UniSant’Anna:

  • Não vai empreender porque vai morar em outro país.

Fiam Faam: 

  • Já trabalha numa emissora de TV, editora ou jornal;
  • Pensa em trabalhar dentro de uma empresa já existente como repórter, redator ou apresentador, correspondente, ou outra função;
  • Gostaria de trabalhar com jornalismo de intervenção;
  • Porque precisaria de capital inicial e não haveria retorno rápido;
  • Tem objetivo totalmente diferente de abrir uma empresa ou pensa em montar outros tipos de negócios;
  • Pensa em trabalhar numa boa empresa e, no futuro, escrever em blogs, fazer fotografia e ter o próprio site de notícias;
  • Nunca havia pensado nesse assunto e não tem interesse;
  • Porque acredita que os grandes meios de comunicação estão crescendo e que isso vai gerar mais trabalho dentro das empresas e menos terceirizados;
  • Pretende trabalhar numa empresa já existente, mas não tem certeza;
  • Pretende conquistar bastante experiência como trabalhador assalariado e, só depois, pensar em abrir uma empresa;
  • Não tem interesse em dirigir uma empresa, mas em atuar essencialmente como jornalista. Quer produzir conhecimento e não atuar como empresário;
  • Tem outras prioridades para agora, mas pretende abrir uma empresa daqui há alguns anos;
  • Quer trabalhar com jornalismo corporativo;
  • Tem outros planos para a carreira, mas não divulgou quais;
  • Quer unir moda e jornalismo, mas não sabe se vai abrir uma empresa nesse meio;
  • Quer fazer carreira na redação de algum jornal.

ECA USP

  • Não imagina como arcar com encargos e conseguir parcerias interessantes economica e eticamente;
  • Já existem muitas empresas consolidadas com as quais gostaria de trabalhar;
  • Não tem certeza se continuará no Jornalismo.

Interesse em Ler Livro-Reportagem Sobre o Assunto

Questão 4: o TCC será desenvolvido em formato livro-reportagem. Logo, foi perguntado aos alunos se eles teriam interesse em ler um livro-reportagem que abordasse iniciativas empreendedoras na área de comunicação.

Foram obtidas as seguintes respostas:

Interesse dos alunos em ler um livro-reportagem sobre o assunto

Interesse dos alunos em ler um livro-reportagem sobre o assunto

Chances de um livro-reportagem sobre várias áreas de empreendedorismo em jornalismo ajudar no planejamento do futuro

Questão 5: foi perguntado aos alunos se um livro-reportagem sobre várias formas de empreendedorismo na comunicação/jornalismo poderia ajudar no planejamento do futuro.

Foram obtidas as seguintes respostas:

Livro-reportagem sobre várias modalidades de empreendedorismo no jornalismo e planejamento do futuro

Livro-reportagem sobre várias modalidades de empreendedorismo no jornalismo e planejamento do futuro

Muito bem, a pesquisa termina aqui e eu quero agradecer pela atenção de todos os que responderam o formulário. Como vou trabalhar nesse projeto até agosto de 2012, ainda vou postar muitos artigos sobre o tema. Portanto, se você curte o assunto e deseja ser um empreendedor na área de comunicação, fique de olho! 😉

Anúncios

Sobre Naldo
Jornalista e escritor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: