Newseum é a Meca dos jornalistas


O Newseum é o maior museu dedicado ao jornalismo do Planeta Terra. Fundado em abril de 2008, hoje é a Meca dos jornalistas com carteira assinada e, também, dos praticantes do jornalismo freelance.

O prédio do Newseum em Washington (EUA) é um bom lugar para ser visitado por jornalistas com vínculo empregatício e também pelos empreendedores do jornalismo freelance

O prédio do Newseum em Washington (EUA) é um bom lugar para ser visitado por jornalistas com vínculo empregatício e também pelos empreendedores do jornalismo freelance

Situado entre a Pennsylvania Ave NW e 6th St NW, próximo à Casa Branca, em Washington D.C., EUA, o Newseum tem características muito especiais:

  • O edifício possui 7 andares e 640 mil metros quadrados, dentre os quais, 250 mil metros quadrados servem para abrigar  diversas atrações distribuídas em exposições interativas, coletâneas de objetos e páginas de jornais do mundo inteiro;
  • Toda a estrutura do edifício que abriga o museu custou 450 milhões de dólares;
  • O prédio guarda mais de 65 toneladas de artefatos, dentre eles, o satélite CONUS 1;
  • Excluindo fotografias e jornais, o Newseum possui mais de 8 mil artefatos em sua coleção;
  • O artefato mais antigo é um tijolo cuneiforme da Suméria com idade de 3.264 anos;
  • Tem 35 mil páginas históricas de jornais com cobertura de quase 500 anos;
  • Mantém em exibição em uma exposição permanente 3.800 imagens entre fotografias, desenhos animados e histórias em quadrinhos.

O museu possui, ainda, várias outras atrações, tais como seções do Muro de Berlim (incluindo um torre de guarda), salas de teatro e o Fórum da Liberdade, local onde o público e os profissionais da imprensa podem conhecer melhor um ao outro.

O presidente Obama é exibido num telão do Newseum

O presidente Obama é exibido num telão do Newseum

O local possui instalações comerciais de varejo, além de um restaurante. E do lado de fora há uma exposição pública que apresenta as capas atualizadas de cerca de 450 jornais do mundo numa exibição rotativa.

O Newseum na internet

Em sua versão online (Newseum.org) o museu traz informações sobre as bilheterias, planejamento de visitas, últimas notícias, programação dos teatros, diversão e jogos, educação e informes para organização de eventos.

O Newseum.org ainda fornece relatórios sobre a vida de jornalistas mortos em conflitos ou em apuração de matérias nas mais diversas condições de trabalho, e um mapa que contém as páginas principais atualizadas diariamente de quase 800 jornais de 76 países.

Vale a pena conferir o website e se você tiver uma grana guardada não deixe de ir nesse lugar que é a Meca dos midiáticos. Se você é jornalista – incluo aqui aqueles que trabalham com jornalismo freelance – uma vez na vida vá ao Newseum!

Anúncios

Sobre Naldo
Jornalista e escritor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: