Como publicar um livro sem complicações e sem gastar nada


Publicar um livro, até bem pouco tempo atrás, era uma tarefa para poucos. Havia a necessidade de enviar os originais para avaliação de uma editora qualquer e esse processo de avaliação poderia durar meses.

Um escritor que quisesse publicar um livro sobre jornalismo freelance, por exemplo, enfrentaria, no mínimo, mais três tipos de obstáculos:

  1. Falta de retorno das editoras;
  2. Contratos obscuros;
  3. Burocracia.

Resumindo, era mais fácil acertar a mega-sena. Mas agora, isso mudou :-).

Dê uma olhadinha no vídeo abaixo e saiba mais sobre o “segredo” que está mudando o mercado editorial no Brasil. Esse vídeo é uma reportagem exibida no Jornal da Band no dia 17 de julho de 2010:

Pois bem, agora você sabe que são as editoras sob demanda quem tem facilitado a publicação de livros. Autores que não desejam esperar pela boa vontade de uma editora convencional têm essa nova opção. Que tal, então, saber um pouco mais sobre essas editoras revolucionárias?

O que é uma editora sob demanda?

Uma definição muito básica sobre esse tipo de empresa é a seguinte:

Editora sob demanda é aquela que imprime um livro somente depois que ele é comprado.

Em outras palavras, isso significa que não existe estoque e nem perda de exemplares por falta de venda, diferentemente do que ocorre em editoras convencionais.

Outras vantagens de se publicar por uma editora sob demanda são:

  • Agilidade;
  • Os exemplares não precisam de avaliação;
  •  O autor pode dialogar, palpitar, negociar, diretamente com os funcionários da empresa e, algumas vezes, até com o dono da editora.

É simples e, desse jeito, todo mundo pode publicar um livro de maneira fácil, rápida e até de graça.

No Brasil, há muitas editoras sob demanda, vejamos algumas:

  • Gizeditorial.com.br
  • Virtualbooks.com.br
  • Agbook.com.br

A Giz Editorial, além da impressão propriamente dita, ainda oferece serviços de revisão, diagramação, registro na Biblioteca Nacional, lançamento em livrarias, distribuição em formato e-book, comercialização na internet e divulgação.

Já a Virtual Books, possui serviços de diagramação e arte final de capas, entre outros. A impressão que custa sete centavos por página é tão barata que o autor pode comprar uma quantidade razoável de seu próprio livro e depois revendê-lo por um preço maior.

A Agbook ou Alpha Graphics é um caso a parte porque trata-se de uma editora sob demanda que tem um sistema inédito no Brasil: cobra uma quantia ínfima somente depois que o livro é vendido. A reportagem do vídeo postado anteriormente é sobre essa empresa. Agora veja mais um vídeo e saiba como é o processo produtivo dentro da Alpha Graphics:

Pois é. Nunca foi tão fácil publicar um livro. Mas se o seu problema é escrevê-lo e você não domina as técnicas de escrita, não sabe como colocar suas ideias no papel ou não tem tempo para isso, então você precisa de alguém que faça isso no seu lugar.

Você precisa de um “ghost writer” ou “escritor fantasma”. Tratarei desse tema no próximo post, fique de olho ;-).

Se você precisa de um “escritor fantasma” para ajudá-lo a escrever o seu livro e precisa disso com urgência, ligue para 11-9702.2936 ou para algum dos telefones da guia “Contato”.

Post relacionado:
Sua história contada num livro por um “Escritor Fantasma”

Produtores do Guia NY para Mãos-de-Vaca mostram como empreender na Internet

Anúncios

Sobre Naldo
Jornalista e escritor.

35 Responses to Como publicar um livro sem complicações e sem gastar nada

  1. Rafael brito de Jesus says:

    Tenho uma duvida. Quando envio o livro para ser publicado, eu ganho algum exemplar? Quantos?

  2. Republicou isso em Literatura em Artes.

  3. Daise Ferreira says:

    me diante a sua postagem eu me cadastrei na editora agbook, achei muito vantajoso, pq estava querendo publicar meus 3 livros na Amazon mas estava muito complicado até msm pra receber o dinheiro.
    Quero te agradecer por compartilhar essa ideias que me ajudou

  4. oney andrade says:

    o que eu vou lança é com o titulo ” eu sei do que elas gostam ” o livro vai ser um sucesso com a mulherada!

  5. Patrícia says:

    Eu quero publicar meu livro, escrevo desde dos 12 anos e quando achei a Agbook minhas esperanças era se tornar uma editora. Mas, não tenho conta no banco, como vou publicar meu livro na Agbook? Eu queria saber se paga para publicar, qual o custo para publicar! Eu queria saber como fazem para que eu divulgue meu livro na minha cidade!

  6. Doracy Vaiano says:

    Gostaria de saber como faço para editar um livro. Såo aproximadamente 140 poesias e cada uma delas traz uma mensagem. Jä enviei a algumas editôras mas nåo passou de elogios . Tenho o livro num trabalho simples e xerocado sendo uma poesia por página. Tenho 72 anos e êste ė o meu grande sonho . Sei que meu trabalho tem muito a transmitir. Gostaria de uma resposta. Grata.Doracy Vaiano. E mail Doracy. DV @ g mail.com

  7. Dalila Castiel says:

    Tenho 3 livros p/publicar, Os Direitos Autorais (já registrados) são p/ 3 ONGs que cuidam de crianças carentes e animais abandonados. Escrevo sob pseudônimo mas tenho um livro publicado em Portugal “IMPERMANÊNCIA” (1996) sob meu nome..

  8. se esta editora é coisa séria, me responda o mais rápido possível. Eu tenho pressa, meu livro é coisa muito séria. Aliás é seríssima.

  9. Eu desejo publicar o meu livro sobre cura interior; eu tenho certeza absoluta que será um sucesso em vendas, porém, não tenho nenhuma condição de publicar. Preciso de ajuda, como devo me proceder para obter resultados positivos?

    • Gostaria retificar o que disse: não é só publicar meu livro, mas, também editar e vender.
      Será que a editora poderia me dar a resposta feita a cima?

  10. 1) Meu livro, inédito, autoajuda, com o título provisório “Como Parar de Beber pelo Método Alfavini
    (anexado, à cata de patriocínio ou parceria – e pode ser divulgado);

    2) Sepetokismo – livro de minha autoria, filosofia coetânea, informações na internet
    (idem, idem, idem)

    3) Cata-Folhas – invento de minha autoria – utensílio de limpeza e higiene – informações na net
    (idem, idem, idem)

    Estou à cata de patrocínio ou parceria comercial.

    Auspiciosas saudações!

    APARECIDO LADISLAU FAVINI
    62 anos, Aposentado por infarto
    CRICIÚMA – Santa Catarina, Brasil
    E-mail: favini@oi.com.br
    Telefones: (55-48) 34428158 e (55-48) 96148881)
    Face: Favini Aparecido Ladislau
    Endereço> Avenida dos Italianos, 833 – Código Postal: 88805-400

  11. Pedro Paulo Romano says:

    Tudo bem, já vi e estou a par das facilidades em publicar minha obra, porém, como envia-la para estudos de vossas senhorias? Preciso de um parecer a respeito, não tenho habilidade com o computador ou internet, portanto preciso de uma dica.

    • Naldo says:

      Olá, Pedro!
      Você precisa entrar em contato com as empresas citadas no post para saber mais, ok?

  12. Pedro Paulo Romano says:

    Meu livro esta em um pen drive, como faço para enviar para a editora?

    • Naldo says:

      Pedro,
      Você deve entrar em contato com a editora para saber como proceder.

  13. Chade Moreiro says:

    Oi, Naldo.
    que bom que te achei aqui na net. estava precisando de uma orientação dessa para editar meu livro. Até então só havia encontrado editoras convencionais que cobravam caro e nenhuma garantia de venda exceto é claro que eu os vendesse. Mas taí achei o caminho dos tijolos amarelos.
    Valeu. Assim que ter sucesso om minha edição te mando um exemplar.

    bj.

  14. Alex Levi Fonseca de Souza says:

    Quando eu era criança na década de 80 eu frequentava a casa de um escritor amigo do meu pai e ficava brincando com dezenas de livros em um quarto abarrotado de livros escritos por esse autor que ” encalharam. ” Com certeza um prejuízo muito grande. Com esse novo sistema isso não acontece mais e muito mais pessoas vão poder publicar . É a radicalização da democracia na literatura brasileira.

  15. carlos eduardo ramos says:

    Ola, tudo bem? se eu aceitar o contrato da AGBOOK poderei também publicar meu livro na Amazon? desde ja agradeço a atenção

    • Naldo says:

      Oi, Carlos. Esta é uma dúvida que você precisa tirar com a própria AGBOOK, mas creio que não. Acho que para publicar em livrarias digitais, você tem que procurar uma editora digital como a http://www.digitalbookseditora.com.br/

  16. Vanessa Ramos says:

    Oi eu li sobre seu post e achei bem interessante sobre a publicação de livros gratuitamente , mas como sou de menor não posso publicar , mas estou escrevendo um livro e criei um blog , e gostaria da sua opinião se poder der uma olhada agradecerei 🙂 , e meu primeiro livro então não tenho muita experiência , agradeço pela atenção . Beijos e fique com Deus
    http://osdoismundosborboletasazuis.blogspot.com

    • Naldo says:

      Olá, Vanessa, tudo bem?

      Então, você tem que enviar o seu trabalho para um agente literário, que fará uma leitura crítica do seu livro, revisará ortografia e gramática, fará o registro na Biblioteca Nacional, poderá adquirir o ISBN para você e tentará publicar sua obra em uma editora convencional.

      Abraços!

  17. marcilio martins de amurim says:

    eu queria tanto lançar um livro como faço o meu facebook tem varías postagens das minhas obras e estilo gostaria muito da sua avaliaçao honesta e sincera marcilioamurim@yahoo.com obrigado por me fazer ter essa esperança

    • Naldo says:

      Marcilio, há várias formas de publicar um livro. Uma delas é por uma editora convencional. Outra é por uma editora sob demanda. Você pode publicar em formato impresso ou digital. Esta editora , por exemplo, publica livros digitais (ebooks).

  18. Leonardo says:

    Eu queria saber se fazendo esses livros sob demanda nesses sites (sem custo algum aparentemente)
    Se eu quiser adquirir meus próprios livros, pelo preço estipulado, se torna mais barato para mim, caso, por exemplo, eu publico um determinado livro e quero enviar uma cópia autografada para um amigo, eu então teria de comprar esse livro, e esse seria o meu único custo pois então, de certa forma é uma ótima maneira de divulgação, além de que o preço que você pagaria só pra produzir tantos livros, você paga comprando eles, e revende até por um preço maior.

    Mas esse é então o único modo de ter meus livros em mãos?

    • Naldo says:

      Leonardo, caso você queira um exemplar, creio que você terá que comprar junto à editora sob demanda. Se a sua intenção for revender, então, o ideal é comprar uma grande quantidade de livros na editora sob demanda, pois assim o valor unitário sairá mais em conta para você. Daí, na revenda, você acrescenta o valor que será o seu lucro. Você poderá tirar outras dúvidas diretamente nas editoras. Abraços!

  19. Rogerio says:

    tem outras também, muito boas e grátis,
    http://www.perse.com.br
    bookess.com.br
    livrorama.com.br

  20. phelipe says:

    Mais esse é o problema eu tenho 14 anos e não posso pagar 🙂 Queria publicar meu livro sem mandar o Cep e Cpf mais isso não dá

  21. Hiury says:

    voce sabe qual e o telefone de contato da agbook?
    nao consigo enviar meu livro pra la.

    • Naldo says:

      Olá, Hiury,

      Digite Alphagraphics.com.br no seu navegador e, quando estiver na página deles, clique no meio do mapa do Brasil (em vermelho) que aparece no canto superior direito.

      Aí você terá uma lista de endereços e telefones da Agbook em alguns estados e cidades do país.

      Espero ter ajudado.

      Abraço e boa sorte!

  22. Não, eu é que agradeço… Beijos, se tudo der certo eu mando o retorno.
    Esse site foi muito bem recomendado!

  23. olá, eu só estou passando para agradecer este post. Eu amo escrever! Desde meus cinco anos de idade – quando comecei as minhas primeiras letrinhas – eu mergulho neste mundo!
    É incrível criar histórias, personagens, e de certa forma: Criar vidas! Já escrevi vários livros, mas nunca havia pensado na possibilidade de publicar um…
    Graças a este post eu vou correr atrás disso! Estou decidida, obrigada.

    • Naldo says:

      Oi, Fernanda,

      Então, temos uma coisa em comum porque eu também gosto muito de escrever. Fico feliz de ter despertado em você essa vontade de publicar um livro. Espero que você tenha muito boa sorte nesse empreendimento.

      Grande abraço!

  24. Pingback: Sua história contada num livro por um “Escritor Fantasma” « Jornalismo Freelance

  25. Olá.
    Agradeço os elogios e a divulgação do agBook feita no Blog.
    O http://www.agbook.com.br, da AlphaGraphics, publica livros sob demanda de forma fácil e totalmente gratuita.
    O principal objetivo do agbook é apoiar novos escritores brasileiros e ainda oferecer todas as técnicas para que o autor não somente publique o seu livro como também o promova de maneira eficiente.
    Coloco meus contatos à disposição para qualquer dúvida pbaiadori@alphagraphics.com.br
    Abraços.

    • Naldo says:

      Paula, obrigado pela sua audiência nesse blog. Quero esclarecer que esse post foi uma divulgação de informação e não uma divulgação publicitária. Digo isso para quebrar o pensamento de alguns jornalistas que dizem que o jornalismo é a divulgação de informações proibidas. Nem sempre é assim.

      Os escritores que lêem esse post agora têm o conhecimento de, pelo menos, três editoras sob demanda.

      Grande abraço e boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: