Como transformar um blog em uma empresa de comunicação


  

Blogs - nas mãos de jornalistas freelancers - podem ser transformados em empresas de comunicação

Blogs - nas mãos de jornalistas freelancers - podem ser transformados em empresas de comunicação

Jornalismo Freelance publica entrevista realizada por e-mail com o técnico em informática e dono do website Marketing Digital 2.0, Bruno de Souza. 

Nesse website, Souza divulga conteúdo SEO – Search Engine Optimization. O SEO é um conjunto de ferramentas e técnicas que auxiliam no posicionamento de websites e blogs em buscadores como o Google e o Bing

Essa entrevista é parte de uma reportagem sobre blogs e jornalismo na internet, para o curso de Jornalismo da UniSant’Anna e disciplina “Técnicas de Reportagem”, de docência do professor André Rosa. 

Leia também a entrevista: “Garoto transforma blog numa empresa“, com Thiago Mobilon, dono do Tecnoblog

Leia, ainda, a entrevista: “O jornalismo freelance e as possibilidades dos blogs“, com o diretor da WBI Brasil Marketing Digital, Paulo Roberto Kendzerski. 

Por fim, leia – quando puder – a reportagem final para a qual a entrevista abaixo e as entrevistas citadas acima contribuíram: “Eles transformam blogs em empresas – Probloggers vivem apenas da renda e da influência de seus websites“. 

____________________ 

Naldo Gomes: É possível ganhar a vida apenas escrevendo para blogs

Bruno de Souza: Existe muita gente blogando hoje, mas o probloggers – que são aqueles que vivem de seus blogs – são poucos, pelo fato da renda obtida na internet ser pouca, programas de afiliados, não pagam muito e muito menos o Adsense. 

 

Para ganhar dinheiro com blogs, o ideal é que a pessoa comece a blogar sem ter a intenção de ganhar dinheiro. Pois com o fato de ter a mente só em dinheiro, a pessoa acaba enchendo o blog de anúncio, o blog fica pesado para carregar, tirando que não há conteúdo. Ou seja, sem conteúdo, sem visita. E sem essas visitas, não serão gerados cliques em seus anúncios e impressões. 

Ganhar dinheiro na Web sempre será possível desde que se tenha em mente, trabalho e empenho, pois sem isso seu blog normalmente irá morrer. 

NG: Que técnicas de marketing são necessárias para dominar a escrita para blogs?   

BS:  Acho que falar de técnicas de marketing pra artigos Web não conta muito, ainda mais porque a forma de se escrever em jornais e revistas é totalmente diferente do que escrever em um blog

Escrever para Web parece fácil, mais não é. A maior dificuldade é manter o leitor bem orientado e proporcionar uma navegação rápida, clara e precisa. 

Os Pontos mais importantes a considerar são : Título da página claro e destacado; Valorizar os dois primeiros parágrafos; Escrever parágrafos curtos envoltos por espaço vazio (espaço entre os parágrafos); Usar imagens bem feitas e elucidativas; Usar listas para destacar pontos importantes; Corrigir os erros de português; Usar efeitos de texto (negrito e itálico); Citar referências e fazer outros links; E por ultimo: Escrever para o leitor e não para você. 

Uma publicação que acho muito interessante que deva ser lido por todos é o livro “Como Escrever para Web“, que traz excelentes dicas. 

NG: Como ganhar dinheiro com blogs

BS: A maior parte dos blogueiros ganha dinheiro na Web, com programas de afiliados. Alguns blogueiros vendem publicidade em seus sites. 

Ganhar dinheiro online não é para qualquer um, só para quem é esperto. Se você está se perguntando se é esperto o suficiente, não abandone seu emprego ainda. Eu mesmo não ganho nenhum centavo com meu blog e nem por isso abandonei o blog como muitos fazer por aí. 
 
NG: Exponha um “case” de sucesso de alguém que consegue se manter apenas escrevendo para blogs

BS: Com certeza o “case” mais conhecido na Web é do Interney que, largou seu emprego em 2005 e foi viver da renda de seu blog, pois ele ganhava mais com seu blog do que com seu trabalho. É uma pessoa bastante admirada na Web, e muitos blogueiros querem ser como ele. 
 
NG: Exponha um “case” que não deu muito certo em termos de divulgação e o blog faliu. 

BS: Um “case” que acho muito interessante é o Linux-ES, aqui no Espírito Santo. Tínhamos um blog da Comunidade Capixaba de Usuários do Linux. Esse blog começou bem, mas depois saiu da graça, pelo fato de não ser atualizado e também não estava atendendo muito a necessidade de quem o usava.  

NG: Com relação aos jornalistas, você acha que o jornalismo impresso está com os dias contados e por esse motivo, os jornalistas devem migrar para a internet o mais rápido possível? 

BS: Jornalismo impresso ainda faz sucesso. Há muitas pessoas que lêem jornal. Um jornal impresso faz mais sucesso do que a Web em locais onde não se tem acesso a Web

Em relação a migrar não acho que seja uma coisa necessária, eles devem unir uma coisa antiga que ainda faz sucesso com a maior onda do momento e nisso criar estratégias de trabalho focadas nessa questão. Afinal, para uma coisa sair de circulação e as pessoas se adaptarem a outra demora um pouco. 
 
NG: Que boas oportunidades os jornalistas podem aproveitar na internet? 

BS: A rede mostra que as pessoas estão bastante conectadas e que é mais fácil encontrá-las. Com isso, o jornalista tem acesso a um número infinito de fontes, mais especializadas e até mesmo com maior credibilidade; E a um número infinito de informações que podem gerar matérias e, o melhor de tudo isso, podem tirar bastante proveito de informações em tempo real. 
 
NG: Como aumentar as visitas em um determinado blog

BS: Ganhar visitas em curto prazo é complicado, pois seu blog novo, quase ninguém conhece. O interessante é a divulgação em agregadores de conteúdo, redes sociais. 

O que posso dizer para aumentar as visitas drasticamente é trabalho duro e dedicação , pois se não for isso seu blog corre os risco de falir.
 
NG: Como converter as visitas em renda? 

BS: Então, as visitas são partes de uma estratégia de renda. Quanto mais visitas melhor. Se você usa programa de afiliados, o ideal é posicionar os anúncios em local estratégico, pois quanto mais visitas, maior será o número de impressões e maior será a chance de um visitante clicar em anuncio do seu blog
 
NG: Fique livre para escrever sobre algo que não foi perguntado: 

BS: Uma coisa que vejo dificuldade ainda na Web por partes de jornalistas é na hora de procurar informações, notícias, é uma minoria de jornalistas que sabe o que é o Digg, o Del.icio.us e, para ficar no Brasil, o Rec6

Além disso, muitos ainda acham que blogs só têm potencial para diários online, se tanto. E não os veem como possíveis fontes ou parceiros na propagação das informações. 

O que fazer para melhorar? Descubra e entenda o funcionamento das novas ferramentas de notícia. 

Leia posts relacionados:
O novo jornalismo e o jornalismo freelance;
Garoto transforma blog numa empresa;
Filósofo novaiorquino reflete sobre publicações na internet.

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Sobre Naldo
Jornalista e escritor.

7 Responses to Como transformar um blog em uma empresa de comunicação

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