Dez sites de interesse para jornalistas


www.abracom.org.br

Site da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), entidade que representa os interesses das empresas que prestam serviços como: consultorias de comunicação, promoção de eventos, relações públicas, assessorias de imprensa, seminários, workshops, publicidade institucional e gerenciamento de crises. A Abracom tem como objetivos: difundir a atividade de comunicação corporativa e empresarial; Contribuir para a organização e profissionalização do setor; Zelar pela qualidade de prestação de serviços; Ampliar o mercado junto às organizações públicas, privadas públicas e privadas; Construir parâmetros éticos de atuação; Definir critérios comerciais; Dar visibilidade ao segmento. O site traz notícias do setor, meios para associação, histórico da organização, código de ética e cursos, entre outros.

 

www.aberje.com.br

Site da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) que se intitula uma organização “sem fins lucrativos que tem por objetivo discutir e promover numa perspectiva local e global, a Comunicação Empresarial e Organizacional como função administrativa, política, cultural e simbólica de gestão estratégica das organizações e de fortalecimento da cidadania”. O site possui mural de cursos, eventos, livros e prêmios. Há botões para associar-se, serviços e acervo online.

 

www.autor.org.br

Site da Associação Brasileira para Proteção da Propriedade Intelectual dos Jornalistas (Apijor). Essa associação nasceu com o intuito de proteger os direitos de autor de jornalistas. Nesse sentido, a Apijor promove abaixo-assinados, presta serviços jurídicos, gera tabelas de valores referenciais para jornalistas freelancers, produz documentos de esclarecimento sobre os direitos autorais, promove debates a respeito do assunto, explica sentenças e pareceres já concluídos.

 

www.comunique-se.com.br

Portal de comunicação que divulga notícias e discute a comunicação social. O site possui botões para cursos, banco de empregos, premiações e produtos.

 

www.fenaj.org.br

Site da Federação Nacional dos Jornalistas. Essa organização tem o objetivo de lutar por melhores condições de trabalho para jornalistas profissionais. O site possui links para sindicatos, fóruns e associações, agenda, publicações, biblioteca de teses, galeria de imagens, prêmios, notícias, entrevistas, pisos salariais atuais; eleições sindicais e ainda, uma lista com os registros de jornalistas de todo o Brasil. Fiz três tentativas para baixar essa lista em meu computador, mas não consegui.

 

www.sinco.org.br

Site do Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação Social, entidade que representa os segmentos da comunicação social como jornalismo, relações públicas e assessoria de imprensa, entre outros. Possui botões para associação, parceiros, serviços, convenção coletiva, notícias e agenda.

 

www.maxpressnet.com.br

Empresa que fornece produtos para comunicação empresarial. O site tem banco de releases e de pautas, informações sobre jornalistas, empresas e veículos de comunicação, banco de dados para mailing e outros serviços, alguns pagos outros gratuitos.

 

www.agenciapublisher.com

Agência de jornalismo freelance fundada pelo jornalista João Marcos Rainho. É certo que o site parece abandonado, já que, ao acessá-lo hoje (4/2/2010), vê-se que a última notícia postada na página inicial é de 19/11/2008. Contudo, o site possui telefones e informações sobre outros jornalistas, além de tabelas de serviços e modelos de contratos.

 

www.textovivo.com.br

Site vinculado a Academia Brasileira de Jornalismo Literário e que contêm reportagens, perfis, relatos de viagens e textos autobiográficos publicados por jornalistas e escritores independentes.

 

www.felipepena.com

Site do professor Felipe Pena que possui informações sobre jornalismo e literatura. Há links para textos destinados a alunos e artigos sobre, por exemplo, jornalismo literário e Tv digital.

Anúncios

Sobre Naldo
Jornalista e escritor.

2 Responses to Dez sites de interesse para jornalistas

  1. Andre says:

    Recomendo o site Jornalistando! Sempre tem muito conteúdo legal lá. http://www.jornalistando.com.br

  2. rubenmoraes says:

    Caso queira adicionar a lista, http://www.dino.com.br, um site cujo objetivo é organizar o caos de releases que as redações e blogueiros recebem diariamente.

    O site dino recebe centenas de news releases por dia, eles revisam e organizam tudo por assunto. Conta com a ferramenta de mailing direcionado que atende às necessidades específicas de cada jornalista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: