Homem caminha de Juazeiro do Norte até Aparecida para pagar uma promessa


Depois de caminhar 2.940.000 m – de acordo com seus cálculos – ele afirma que está apenas na metade do caminho e diz que vai voltar a pé. Aliás, já está voltando!
 

O autódromo de Interlagos, em São Paulo, tem 4.309 m (≈4 km) de extensão e o piloto de Fórmula 1, Rubens Barrichello, é a pessoa que o percorreu em menor tempo. De acordo com dados do website: http://www.autodromointerlagos.com/, Barrichello precisou de apenas 1min10s229 para dar uma volta completa no circuito com um carro da Ferrari.

O homem que segura uma estátua do padre Cícero ao lado é João Bezerra da Rocha. Ele diz ter percorrido 2.940.000 m (2.940 km) a pé, em 90 dias, caminhando de Juazeiro do Norte/CE até a cidade de Aperecida/SP, para pagar uma promessa que fizera a Nossa Senhora Aparecida.

Se Rubens Barrichello, num dia inspirado, resolvesse percorrer essa distância na mesma velocidade com que deteve o recorde da pista de Interlagos em 2004, ele demoraria 12h35min, tempo equivalente a disputar o Grande Prêmio de Interlagos, aproximadamente, dez vezes consecutivas, ou dar 682 voltas no circuito.

 

Fé em Deus e pé na estrada

 

 

Não é todo dia que a gente encontra com alguém como João Bezerra da Rocha. Pois em 31 de dezembro de 2009, quando cobria o sorteio da Mega-Sena da Virada 2009/2010 na estação da Luz, em São Paulo, o avistei e achei incomum uma pessoa posar com o padre Cícero como ele o fazia. Isso despertou minha curiosidade.

Ele me contou que havia saído de Juazeiro do Norte/CE havia 95 dias. Veio caminhando pelo acostamento de rodovias como a BR 116 – que tem início em Fortaleza/CE e final em Jaguarão/RS – até chegar à Aparecida/SP, para rezar em frente à imagem de Nossa Senhora Aparecida, como parte de uma promessa.

Rocha conta que se feriu numa “borracheira (sic)” em Juazeiro.

 – Machuquei a mão e perdi a vista com dois cacos de vidro – diz.

Prometeu caminhar a pé até a cidade de Aparecida, caso recuperasse a visão. Quando o milagre aconteceu, ele deixou duas filhas e a mulher no Ceará – aos cuidados de padre Cícero – e depois disso, foi assim que tudo aconteceu:

– Eu andava 65, 70, 75 km… Depende. Eu sofri não é? É um fato. Mas nunca deixei de fazer 55 km, não – afirma.

O caminho de João Bezerra da Rocha. O ponto “A” é Juazeiro do Norte/CE e o ponto “B” é Aparecida/SP. Fonte: Google Maps

 

Fiz os meus próprios cálculos e concluí que Rocha andara uma média de 65 km por dia. Mas ao multiplicar esse valor por 90 – o número de dias que ele diz ter andado – chego ao resultado de 5.850 km percorridos, com o qual Rocha teria chegado à Patagônia, na Argentina.

A Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias mostra que a distância entre Juazeiro do Norte e Aparecida é de 2.210 km, mas em uma entrevista gravada por mim, Rocha afirma ter andado 2.940 km. Com base na informação de que ele nunca havia deixado de andar ao menos 55 km por dia, refiz as contas e percebi que, desse modo, ele teria andado, no mínimo, 4.950 km em toda a sua viagem. Conclusão: tem algo errado nessa história.

 

Rocha mostra o cartão de visita de um dos postos de gasolina em que dormiu. Foto: Naldo Gomes 

 

Contudo, pode ser que ele tenha visitado cidades adjacentes sem escolher necessariamente o caminho mais curto ou ainda, depois de ter andado por tanto tempo, pode ter errado os cálculos por conta do cansaço. O fato é que – por se tratar de uma entrevista surpresa, no meio da rua, sem nenhuma preparação prévia – eu não pude apurar todos os dados. Também não pude tirar dúvidas, pois o Rocha não carrega um telefone celular.

Mas eu tenho fé que ele realmente partiu de Juazeiro do Norte e andou durante 90 dias e, depois de passar 2 dias em Aparecida do Norte, caminhou mais 3 até chegar à capital de São Paulo. Por coincidência ou por “Deusdência”, exatamente no dia do maior prêmio da Mega-Sena, Rocha parou ao meu lado – às 20h 40 – segurando seu padre Cícero e eu gravei a entrevista que você poderá ver, quando puder, em meu canal no Youtube, bastando para isso, clicar aqui. E ele agradece:

– Agradeço os paulistas. Primeiramente Deus, não é? Segundo o padim Ciço e em terceiro os paulistas.

O objetivo de Rocha é voltar a pé para Juazeiro. Nada de pegar táxi, trem, ônibus, avião, foguete ou qualquer tipo de carona. Se encontrá-lo pelas ruas em algum lugar do Brasil diga que lhe mandei um abraço. Depois olhe bem para ele e lembre-se de que a fé é uma coisa poderosa. Não se esqueça de tirar as dúvidas levantadas por mim nessa matéria. Se puder bata algumas fotografias e as envie por e-mail para que eu possa publicá-las nesse blog.

Baixar:

* Para baixar essa reportagem e a entrevista, clique aqui;
* Para ver mais fotografias, clique aqui;
* Para ver a entrevista em vídeo, clique aqui.

Outras notícias sobre João Bezerra da Rocha:

* Riachão Net;
* Meio Norte;
* Meio Norte II;
* Portal da Clube.

Anúncios

Sobre Naldo
Jornalista e escritor.

13 Responses to Homem caminha de Juazeiro do Norte até Aparecida para pagar uma promessa

  1. Valney Santos Paixão says:

    João Bezerra da Rocha, que Deus o abençoe e te dê muita força e saúde; Que sua fé sirva de exemplo para nossos irmãos brasileiros e do mundo inteiro que amem mais tenham fé sejam fraternos e tenham mais compaixão.
    Naldo bom trabalho que Deus o abençoe também coragem!

    • Naldo says:

      Legal. Boa sorte!

  2. Pingback: Um ano de Jornalismo Freelance « Jornalismo Freelance

  3. neuza neumann says:

    Que loucura! Poxa mas as vezes a gente se sente tão perdido, que acaba fazendo loucuras como esta. Claro que Deus nao exige este grande sacrificio da gente, mas para este senhor, teve uma importancia tão grande que alcançou um milagre.
    Que Deus o livre de todos os males e parabens, tudo muito bem escrito.

    • Naldo says:

      Oi, Neuza! Pois é, caminhar pela beira de uma estrada, pegando chuva ou sol forte, sendo assaltado, correndo o risco de ser atropelado e outros perigos mais, não é para qualquer um.

      Gostaria de saber por onde ele anda agora. Se alguém que lê este blog tiver notícias, fique à vontade para posta aqui.

      E, Neuza, muito obrigado pelos elogios. Abraço!

  4. Amigo, sou de Juazeiro do Norte e gostei de sua materia e o parabenizo. Quero deixar claro que esse homem pode ter andado tudo isso mesmo, errado o calculo, mas o que importa contagem de quilometros? Ele andou, isso importa. Se você conhecesse nossa cidade iria ver que isso que ele fez é pequeno diante de outras promessas ja realizada.
    Abraços.

    • Naldo says:

      Daniel, o João já viajou por quase toda a América e eu só fiquei sabendo disso depois que ele já estava muito longe de São Paulo. Ele já deve estar por aí, em Juazeiro, levando em consideração que ele diz ter demorado três meses para chegar até a Aparecida do Norte. Se encontrá-lo, não deixe de entrevistá-lo e de mandar notícias. Abraço e boa sorte!

  5. É a fé que “move até o nordestino pra Aparecida a pé”!
    Muito boa a matéria Naldo.

    • Naldo says:

      Obrigado, Thaís.

      Depois de escrever essa matéria, procurei na internet e encontrei outras histórias relacionadas ao João Bezerra da Rocha. Ele já participou do programa do Gugu, ganhou uma casa do Gugu, pedalou pela América Latina e se não me engano, está – por algum motivo que não me lembro agora – no Guinness.

      Mas isso eu só fui saber depois de entrevistá-lo.

  6. Naldo says:

    Olá, Marquessuel! Muito obrigado por prestigiar esse blog. Fique a vontade para indicar histórias que tenham bons personagens e que possam virar boas reportagens. Grande abraço!

  7. Marquessuel says:

    Olhá jovem Naldo, você está de parabêns por realizar um belo trabalho de divulgação dos fatos que acontecem pelo Brasil e que,em algumas ocasiões são ocultados da mídia.
    Parabêns mesmo pela audácia em fazer uma reportagem de caráter simbólico para com a cultura brasileira.

    Marquessuel

    • francisco das chagas barbosa de sousa alves says:

      eu fiz uma promessa de sair de sao paulo capital ater igreja de nossa senhora aparecida.se eu for vailido irei muito feliz. pagar minha promessa com a mae aparecida…..

      • Naldo says:

        Olá, Francisco!

        Espero que Deus esteja contigo e que você seja muito feliz na sua viagem. Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: