Biblioteca do Metrô se adapta aos usuários


Unidades da Biblioteca Embarque na Leitura são ágeis, possuem conteúdo em braile e audiobooks

Biblioteca da Estação Luz

 

No meio do caminho tinha uma biblioteca. Tinha uma biblioteca no meio do caminho. Essa reprodução adulterada dos versos do poeta Carlos Drummond de Andrade nunca foi tão verdade como é para a Biblioteca Embarque na Leitura do Metrô.

 

Financiada por patrocinadores como o Instituto Votorantim, Fosfértil, Locar e Cosipa, entre outros, e gerenciada pelo Instituto Brasil Leitor (IBL), a Biblioteca Embarque na Leitura está em funcionamento dentro das dependências do Metrô desde 1° de setembro de 2004, data em que foi fundada a primeira unidade na Estação Paraíso.

 

Hoje existem mais quatro unidades localizadas nas estações Tatuapé, Largo Treze, Santa Cecília e Luz. De acordo com a estudante do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP) e gerente da unidade de Santa Cecília, Jaqueline de Lima Augusto, o projeto serve para ajudar as pessoas que não têm tempo para ir a uma biblioteca comum. “As pessoas usam o Metrô para ir trabalhar e pegam um livro emprestado. Voltando, devolvem o livro. Eu acho que esse é o ponto forte: a biblioteca está no meio do caminho”, diz.

 

Jaqueline afirma que no mês de setembro foram emprestados 1.673 livros só na Estação Santa Cecília e 22,5 mil livros em todas as cinco unidades. Para se ter uma idéia do que esses números representam, basta comparar com os números de uma biblioteca comum.

 

Conforme a bibliotecária formada pela FESP-SP e chefe da Biblioteca Brito Broca – do bairro de Pirituba, em São Paulo – Marina Perondi, cerca de 2.000 livros são emprestados por mês no local, aproximadamente 300 livros a mais que a biblioteca da Estação Santa Cecília. Porém, quando todas as unidades da rede são consideradas, os empréstimos da Biblioteca Brito Broca não chegam a representar 10% do total de livros emprestados.

 

Atendimento rápido vai de encontro à característica dos usuários do Metrô 

 

Além de estar no caminho dos trabalhadores paulistanos que usam o Metrô, a Biblioteca Embarque na Leitura também se adapta a esses usuários quando o assunto é agilidade. O cadastro para se tornar sócio dura em média 15 minutos e é feito mediante a apresentação de uma fotografia, dos originais e cópias de um comprovante de endereço e de um documento que pode ser o RG ou o CPF.

 

Para Jaqueline, o usuário do Metrô tem a característica de buscar a rapidez. “Ele quer chegar logo em casa e é por isso que usa o Metrô. Então, o atendimento precisa ser rápido”, justifica.

 

No primeiro empréstimo, o sócio recebe uma carteirinha e é orientado sobre como tratar o livro e quanto ao prazo de devolução. É presenteado com uma sacola de papel – que contém o logotipo do projeto – na qual se espera que ele carregue os livros emprestados. Os empréstimos posteriores duram cerca de cinco minutos, caso o sócio já saiba de antemão o livro que vai querer ler e não necessite, portanto, perder tempo verificando os catálogos impressos. No site do Metrô há catálogos online, onde a visualização e procura são mais fáceis.

 

O público é variado, mas as mulheres emprestam mais 

 

Biblioteca da Estação Santa Cecília

 

O chefe do Departamento de Marketing Corporativo do Metrô, Aluízio Gibson, afirma que o projeto Embarque na Leitura tem como objetivo combater o analfabetismo funcional e incentivar o hábito da leitura por prazer. Para ele, o fácil e gratuito acesso à leitura de qualidade é a principal ferramenta para atingir essa meta.

 

A Biblioteca Embarque na Leitura conta com livros em braile e audiobooks para deficientes visuais, além de balcões adaptados para deficientes físicos. Jaqueline informa que por meio do Projeto Encontros o Metrô também organiza eventos musicais, mostra de filmes e contação de histórias que interligam os usuários da biblioteca com os passageiros.

 

Cerca de 2/3 dos sócios da biblioteca são mulheres, como a comerciante Maria de Fátima Santos Safra, que há seis meses passou a emprestar livros no Metrô. “Eu acho interessante porque existem temas que ensinam. Se tem filhos, então você vai buscar um livro que ajude a orientá-los”, explica.

 

A aposentada Wilma Garret Cecconello, que já morou em Nova York e atualmente reside em Franco da Rocha/SP, viajou – no dia 9 de outubro – por dez estações de trens da CPTM para fazer seu primeiro empréstimo na unidade da Estação da Luz. Ela diz que adora ler e que resolveu aderir à Biblioteca Embarque na Leitura porque é gratuita.

 

Apesar de em menor número, os homens também emprestam livros nas bibliotecas do Metrô. O comerciante, Marcos Antônio de Albuquerque, é usuário da unidade de Santa Cecília há um ano e meio e sugere que deveria haver bibliotecas na maioria das estações. E o estudante de Biologia do Mackenzie, Rodrigo Cavalcanti Dinardi, comenta que já pegou um livro para ajudar um irmão nos estudos para uma prova.

 

A maioria dos sócios possui o ensino médio, curso superior completo ou em andamento e tem idade entre 21 a 30 anos.

 

O projeto Biblioteca Embarque na Leitura depende de patrocinadores que por sua vez, são apoiados pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, que oferece um abatimento no imposto de renda. A compra de novos títulos depende desses patrocinadores. A unidade Estação da Luz, por exemplo, conta com o auxílio da empresa Visanet. Já a biblioteca da Estação Paraíso é financiada pelo Instituto Votorantim. As empresas interessadas devem procurar o Instituto Brasil Leitor.

Baixar:
* Para fazer download dessa reportagem em arquivo PDF, clique aqui.



Anúncios

Sobre Naldo
Jornalista e escritor.

3 Responses to Biblioteca do Metrô se adapta aos usuários

  1. Naldo says:

    Olá, Ruth. Deixe seu e-mail para que eu possa tentar ajudá-la. Abraço!

  2. Muito Obrigada,FELIZ ANO NOVO !

    Ruth Dearaujo

  3. Amigo Naldo.
    Gostaria imensamente de ter noticias da Wilma Garret Cecconelo. Morei com ela em Nova York.
    e depois que ela voltou ao Brasil perdi o contato com ela . Tenho tentado encontra-la. sem sucesso..e depois de tanto tempo ,acho que agora, atraves de voce conseguirei…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: